Histórias contadas pelos nossos avós…

Festas e Romarias

A padroeira da freguesia de Gondesende é Nossa Senhora da Assunção. Nas igrejas de Gondesende, Portela e Oleiros existem santos muito antigos e bem conservados. Nelas podemos apreciar as imagens da Senhora da Assunção, da Senhora do Rosário, do Divino Senhor pregado na cruz, do Senhor dos Passos, do Santo André.

O Corpo de Deus é a principal festa da aldeia de Gondesende, celebrando-se no 60° dia após a Páscoa, a uma Quinta-feira, como é da tradição. Aos mordomos cabe a tarefa de organizar as festividades e obter as receitas. A festa inclui uma missa seguida de uma procissão e conta ainda com jogos tradicionais, sueca, fito, paus. As gentes de Gondesende auxiliam com o seu trabalho e com ofertas para angariar receitas, normalmente, oferecem peças de artesanato ancestral, como rendas, paninhos, cestas, bordados de linho, peças em croché, compotas, entre outros.
Em Gondesende celebra-se ainda a festa de Santo André no dia 30 de Novembro.

Procissão do Corpo de Deus - Gondesende

Missa do Corpo de Deus - Gondesende

Quermesse da festa de Gondesende

"...quem mais dá mais amigo é do Santo...", Imperatriz de Gondesende, já falecida, avó de Mário e Isabel Vaz

A festa de Nossa Senhora do Rosário celebra-se no primeiro domingo de Setembro e é a principal festa da aldeia de Portela. Os mordomos ficam encarregues de organizar as festividades e percorrem a aldeia de Portela para recolher as ofertas. A festa inclui uma missa e uma procissão. Á tarde organizam-se os jogos tradicionais do fito e dos paus.

As festas mais importantes da aldeia de Oleiros são a Festa de São Calisto que se realiza no mês de Agosto e a Festa de Nossa Senhora da Ascensão no mês de Maio. Nestas duas festas celebra-se a missa seguida de procissão. Os preparativos para as festas em Oleiros são da responsabilidade dos mordomos e as pessoas da terra contribuem com ofertas para as mesmas.

A Páscoa é uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus e tem um profundo simbolismo na freguesia de Gondesende. A testemunhar isto mesmo estão as imagens de santos relacionadas com a paixão e morte de Cristo, entre elas, a imagem do Divino Senhor na igreja matriz de Gondesende.
No domingo de Páscoa os sinos das 3 igrejas da freguesia começam a tocar à meia-noite e após o nascer do dia ouve-se os seus toques pelo dia a fora. A eucaristia é celebrada numa das 3 aldeias da freguesia. O padre, como já é tradicional, realiza a visita do compasso (ou bênção) às casas das aldeias de Portela, Gondesende e Oleiros. As famílias recebem a visita pascal nas suas casas com alegria e fé.
As famílias juntam-se ao almoço para comer os assados, o folar, os económicos e as súplicas.
Neste dia também faz parte da tradição ir pedir a bênção aos padrinhos e receber um lenço ou um par de peúgas como prenda. Os mais supersticiosos estreiam uma ou duas peças de roupa, pois acreditam que assim evitam problemas com os intestinos.

Visita Pascal em Gondesende

Visita Pascal em Portela

“Na Páscoa ajeitávamos a casa de branco com toalhas, nesses tempos não havia casas caiadas. Os padres vinham cá a casa dar a bênção.” Emília Pires, 88 anos - Portela

“No sábado de aleluia passávamos toda a noite a tocar o sino. No domingo de Páscoa à tarde juntava-se a família e os amigos e jogávamos ao pião” Aníbal Augusto Rodrigues, 72 anos - Portela

O Natal é outra festividade que se celebra com profundo simbolismo na freguesia de Gondesende. As gentes das aldeias de Portela, Gondesende e Oleiros recebem e acolhem com amor e carinho os familiares mais chegados e que estão fora. A consoada, como manda a tradição por aqui, é enriquecida com o polvo cozido, as famosas rabas, as batatas, as couves, o bacalhau cozido, as rabanadas, os sonhos, as filhós, a aletria. Depois da família se reunir à roda da mesa, vêm os serões no calor da lareira que se prolongam noite fora. Não rara a vez a neve faz-se de convidada e junta-se à festa do Natal. Mesmo quando ela é mais preguiçosa e decide não aparecer o frio não falta por estas terras, sempre presente nesta época, zeloso e cumpridor.

Resumo das festas e romarias da freguesia de Gondesende:

  • Festa do Corpo de Deus, na quinta-feira dia de Corpo de Deus - Gondesende
  • Festa de Santo André, em 30 de Novembro - Gondesende
  • Festa de Nossa Senhora do Rosário, no 1º domingo de Setembro - Portela
  • Festa de S. Calisto, no mês de Agosto - Oleiros
  • Festa de Nossa Senhora da Ascensão, no mês de Maio - Oleiros
  PROMOTOR   APOIO   COLABORAÇÃO  
  azimute   aldeia pedagógica