O projeto Histórias e Memórias é um projeto da Associação Azimute e da Aldeia Pedagógica de Portela.
A Azimute é uma associação do nordeste transmontano, situada em Portela, entre Bragança e Vinhais, que tem como principal objetivo a organização e promoção de atividades relacionadas com o envelhecimento ativo, a intergeracionalidade, a juventude, o ambiente e a cultura.
Com o projeto Aldeia Pedagógica de Portela da associação Azimute, os idosos da aldeia de Portela tornam-se Mestres, professores do meio rural, e recebem a visita de crianças e idosos institucionalizados. Mostram a horta, a capoeira, a Forja, os rebanhos e o modo de vida de um pastor, ensinam a fazer pão, compotas e licores, a recolher cogumelos silvestres, ervas aromáticas, partilhando tradições e saberes ancestrais numa verdadeira escola ao ar livre. O projeto visa promover a intergeracionalidade e o envelhecimento ativo e positivo, elevando a autoestima e o bem-estar dos idosos.
Descrição
O projeto Histórias e Memórias visa a recolha de tradições e festas, lendas, contos, estórias, cantigas, chás e mezinhas, tarefas e profissões, gastronomia, personalidades, vídeos e fotos de tempos indos. É necessário assegurar que o património imaterial da freguesia de Gondesende – Bragança não dependa apenas da memória dos mais idosos, é necessário quebrar esta fragilidade e guardar as memórias em arquivos escritos e digitais. Através do diálogo com os idosos da freguesia de Gondesende, da pesquisa, recolha de dados e testemunhos, pretende-se envolver toda a comunidade, reforçando a identidade da freguesia e tornando o conhecimento dos mais antigos acessível aos mais novos.
Trata-se de um projeto que tem a responsabilidade de manter vivas as tradições locais e os antigos saberes, conservando e divulgando o património histórico e cultural da freguesia de Gondesende – Gondesende, Portela, Oleiros.
Objetivos
- Recolher o património imaterial da freguesia de Gondesende – Portela, Oleiros, Gondesende, promovendo o diálogo com os séniores da comunidade;
- Valorizar o património imaterial local, tornando-o acessível à maioria da população, para que não fique apenas na memória dos mais antigos, não se perca no tempo e o seu conhecimento torne-se acessível às novas gerações;
- Possibilitar que o património imaterial da freguesia de Gondesende seja transmitido entre gerações;
- Criar uma base de dados que integre o património biográfico dos habitantes e a identidade da freguesia de Gondesende.
|