Histórias contadas pelos nossos avós…

Carabelho

Antigamente não havia desconfiança entre o povo. As portas das casas de Portela, Gondesende e Oleiros só se fechavam quando as pessoas iam para a sua labuta nos campos. Quando saiam fechavam as portas com os carabelhos.
O carabelho é uma peça em madeira que serve para manter as portas dos palheiros e lojas fechadas. É como se fosse um ferrolho em madeira. Construídos por carpinteiros habilidosos da aldeia, que escolhiam a madeira ideal. Usavam o serrote, o formão e a enchó para fabricar os carabelhos.

Existem carabelhos de vários feitios e para todos os gostos. Cada artesão botava o seu cunho pessoal e a sua marca. A porta onde eram usados também interferia no fabrico. Os carabelhos das portas das casas da família eram mais elaborados e bonitos enquanto os das lojas e palheiros eram mais rudimentares.

Apesar de hoje em dia já ser habitual ver os cadeados e aloquetes para manter fechadas as portas das lojas e palheiros, ainda existem carabelhos nas aldeias da freguesia de Gondesende. Ainda se podem encontrar muitos carabelhos nas portas que servem para que os animais não saiam à rua.

“… em Gondesende ainda se podem encontrar muitos carabelhos, muitos deles construídos por carpinteiros habilidosos da nossa aldeia. Pena é que alguns dos carabelhos mais bonitos já se tenham perdido, principalmente aqueles que tinham truques e segredos que os tornava quase tão seguros como as fechaduras e aloquetes.” Isabel Vaz – Gondesende

                                   

  PROMOTOR   APOIO   COLABORAÇÃO  
  azimute   aldeia pedagógica